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Guia de medidas para publicar no Facebook

Guia de medidas para publicar no Facebook

Personalizar e criar conteúdo para o Facebook é um dos principais responsáveis pelo sucesso de uma página na rede. Neste artigo, nós vamos apresentar as especificações de capa, perfil, publicações e anúncios para que você tenha condições de produzir imagens perfeitas para a sua fanpage em 2016.

 

Foto de perfil

Facebook - foto de perfil

 

Atualmente, a imagem para foto de perfil possui as seguintes características:

  • Proporção quadrada.
  • São exibidas com 160x160 pixels em computadores, 140x140 em smartphones e 50x50 em boa parte dos celulares comuns.
  • É posicionada a 16 pixels da esquerda e a 176 pixels do topo da imagem de capa em computadores. Em smartphones, é posicionada a 24 pixels da esquerda, 14 da parte de baixo e 196 do topo da imagem de capa.

 

Para tirar o máximo proveito, vamos seguir algumas dicas: 

  • Utilize imagens com pelo menos 250x250 pixels. Apesar do Facebook exigir ao menos 180x180 pixels, com o crescimento de telas retina (alta resolução e qualidade), imagens em tamanhos maiores terão melhor qualidade nessas telas.
  • Prefira imagens em formato PNG. O próprio Facebook declara em suas diretrizes que imagens neste formato são apresentadas em melhor qualidade.

 

Imagem de capa

Facebook - foto de capa

 

As fotos de capa da fanpage possuem as seguintes características:

  • Possuem proporção retangular.
  • São exibidas com 851x315 pixels em computadores e 640x360 pixels em smartphones.
  • Não é apresentada em celulares comuns.

 

Para obter os melhores resultados, vamos seguir algumas dicas:

  • Utilize imagens com 1270x470 pixels. O Facebook exige imagens com no mínimo 399x150 pixels, mas a regra aqui é a mesma da imagem de perfil. As telas possuem cada vez mais resolução, portanto, é válido utilizar fotos com um tamanho maior.
  • Arquivos sRGB em formato JPG com a medida exata de 851x315 pixels e um tamanho máximo de 100 kb são carregados mais rapidamente.
  • Caso você utilize logos ou textos, a recomendação é utilizar imagens em formato PNG para melhor qualidade.

 

Fique atento a diferença de proporção da imagem de capa entre computadores e smartphones, pois parte da imagem, mais especificamente na lateral direita, será cortada nos dispositivos mobile. Veja na imagem abaixo:

 

Facebook - comparativo capa desktop e mobile

 

Eventos

Para as imagens de capa dos eventos, você pode seguir as mesmas recomendações acima. A diferença fica na proporção da imagem: 785x295px.

 

2016 - Nova capa, perfil e call-to-action

Atualização no post! No final do ano passado, um novo modelo de capa começou a aparecer em algumas páginas. Novas medidas de capa, perfil e um novo modelo call-to-action, agora em azul, maior e mais chamativo. Vamos conhecer os detalhes do formato ideal para 2016:

  • Capa: 981x363px
  • Perfil: 80x80px
  • Call-to-action: 210x38px

Obs: lembrando que as medidas sempre respeitam largura por altura.

Conforme imagem abaixo, você pode ver que as setas em vermelho, indicam as distancias entre os elementos e as extremidades para que você possa criar as artes sem que nenhuma informação fique escondida por trás destes itens.

 

Facebook - Medidas 2016

 

Um detalhe importante, pelo que pudemos perceber, é que a imagem na nova capa está disponível em telas maiores, independente da página ou do usuário.

 

Publicações

Por experiência de uso, você deve ter notado que o formato de suas publicações no Facebook pode variar, mesmo quando o tipo do seu post é o mesmo. Abaixo, veja um exemplo ao compartilhar dois links. É o mesmo tipo de publicação, mas com aparência diferente. Isso acontece por conta do tamanho da imagem presente na página.

 

Facebook - comparativo entre links

 

A recomendação é utilizar imagens com 1200x630 pixels. Dessa forma você valoriza o conteúdo e faz com que a imagem ocupe o máximo de tamanho possível.

 

Anúncios – Facebook Ads

Para os anúncios, o primeiro passo é entender que, por padrão, ao criar um anúncio você terá ao menos três tipos de publicação: feed de notícias do desktop, feed de notícias móvel e coluna da direita. Vamos ver com detalhes o visual e a localização de cada um deles, utilizando o tipo de anúncio “Cliques no site – Link” como exemplo.

 

Feed de notícias do desktop

 

Facebook - feed de notícias desktop

 

Como podemos ver na imagem acima, a estrutura do anúncio de links é formada por 9 itens básicos, são eles:

  1. Foto do perfil
  2. Nome da página
  3. Botão “call-to-action”
  4. Imagem
  5. Título da página
  6. Descrição da página
  7. URL de visualização
  8. Quantidade de interações
  9. Botões de curtir, comentar e compartilhar

Este tipo de anúncio é apresentado no feed de notícias dos usuários do Facebook como publicação sugerida.

 

Feed de notícias móvel

Já no feed de notícias móvel, vamos contar com os mesmos 9 itens, com alguns ajustes para melhor leitura em smartphones, veja abaixo:

 

Facebook - feed de notícias móvel

 

Este tipo de anúncio é apresentado no feed de notícias dos usuários do Facebook como publicação sugerida.

 

Coluna da direita

Para os anúncios exibidos na coluna da direita (em desktops), há uma grande mudança devido ao formato e local em que são apresentados, limitando-se apenas aos itens 4, 5, 6 e 7.

 

Facebook - anúncio coluna da direita

 

É possível limitar qual dos três tipos de anúncio você gostaria de exibir. O acesso ao Facebook via mobile é responsável por mais de 90% da navegação total na rede, portanto, é importante priorizar o feed de notícias móvel, mas sem esquecer que seu site deve estar otimizado para smartphones e tablets, do contrário os usuários terão péssimas experiências navegando e seu investimento com a campanha pode ser ‘um tiro no pé’.

 

Medidas para anúncios e recomendações de design

Segundo as diretrizes e recomendações de design para Ads no Facebook, utilizar o tamanho adequado das imagens vai garantir que elas sejam sempre exibidas com alta qualidade, independente do tamanho de tela - desktop, tablet ou mobile. O comprimento do texto é baseado na quantidade de caracteres disponível para telas menores, isso garante que em momento algum o texto seja cortado e prejudique a mensagem a ser transmitida. Vamos às dicas para produzir ads de qualidade:

  • Imagem (item 4): 1.200 x 628 pixels
  • Título (item 5): 25 caracteres
  • Texto (item 6): 90 caracteres
  • Descrição do link (item 7): 30 caracteres
  • A imagem (item 4) deve conter no máximo 20% de texto.

Dica: o Facebook disponibiliza uma ferramenta de grade para que você possa conferir quanto de texto há sobre a imagem.

 

Bonus! 

Para facilitar a sua vida, nós estamos disponibilizando para download um arquivo que contém todos os modelos citados neste post, em PSD (extensão de arquivo para Photoshop), para que você possa produzir e criar o conteúdo para sua fanpage com a qualidade que o seu negócio merece. Utiliza outros programas? Escreva pra gente, será um prazer disponiblizar outras versões e formatos. 

 

baixar agora

 

Até a próxima! ;)

 

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