Blog

As meta tags em SEO

conceito de meta tags em SEO

Existem uma série de tags utilizadas em códigos HTML, porém, somente algumas delas possuem importância quando pensamos em SEO. Neste post você vai entender o que são as meta tags e como utilizá-las da melhor maneira para obter resultados com o posicionamento do seu site no Google.

O que são tags?

Tags são componentes, rótulos, trechos de código da linguagem de marcação que forma as páginas da web, chamada HTML. As tags são utilizadas para indicar parâmetros de funcionamento e de como as páginas devem ser apresentadas aos navegadores, como Chrome, Firefox, Internet Explorer e Safari.

O que são meta tags?

As meta tags são as marcações que ficam localizadas na seção do código HTML, sendo responsáveis por transmitir informações “inteligentes” sobre o funcionamento do site (como o título da página, a descrição do conteúdo, palavras-chave, páginas a serem indexadas ou não) e que serão utilizadas pelos navegadores e sites de busca, tanto para exibir determinadas informações quanto para auxiliar no posicionamento do site, caso sejam utilizadas corretamente, é claro.

As informações contidas nestas tags não fazem parte diretamente do conteúdo que você publica no seu site, não ficam diretamente visíveis aos usuários, mas são de tamanha importância quanto a matéria em si.

Quais são as principais meta tags?

A quantidade de tags e meta tags é enorme, o objetivo é informar as meta tags de qualidade para SEO, elas não são as únicas, mas são as que realmente importam e/ou tem alguma relevância. Vamos a elas:

  • Title Tag
  • Meta Description
  • Meta Keywords
  • Meta Robots

Mas, como utilizar cada uma dessas meta tags de forma correta? Primeiro vamos ver como você pode localizá-las e em seguida corrigi-las, caso seja necessário.

Como vejo as meta tags?

Para visualizar as meta tags o jeito mais simples é acessar a url ou endereço do site que você deseja verificar, clicar com o botão direito do mouse sobre algum trecho de conteúdo ou

área da página e selecionar a opção “ver código-fonte da página”. A nomenclatura e ordem dos botões pode variar de acordo com o navegador que você está utilizando. Veja abaixo um exemplo:

 

Como visualizar o código-fonte

 

Será aberta uma nova janela, onde você deve encontrar uma tela semelhante a imagem abaixo. Basta procurar no topo do código-fonte, pelas tags meta.

código-fonte para visualizar meta tags em seo

 

Agora vamos conhecer mais detalhadamente como funcionam as principais meta tags:

Title Tag

A tag de título (title tag) é responsável pelo título do documento HTML e é exibida no cabeçalho da página, em meio a seçãocomo as demais meta tags, porém, não recebe o nome “meta” em sua grafia e aplicação no HTML. Isso acontece, segundo o W3C, porque as meta tags são consideradas opcionais e a tag title obrigatória.

Esta tag segue o seguinte formato:

<title>Exemplo de título da página</title>

Exemplo de título da página

O título da página é considerado um dos elementos de mais peso para otimização de sites. Você deve escrever títulos únicos para cada página do site. Leia o artigo completo sobre a tag de título (title tag) para saber como escrever títulos que podem levar seu site ao topo das buscas.

Meta Description

É responsável pela descrição do conteúdo que o usuário deve encontrar ao acessar a página. Você deve ser fiel a este objetivo, caso contrário o Google pode entender que o seu texto não reflete o conteúdo real da página e acabar substituindo por algo mais relevante para o buscador. Cada página deve ter uma meta description e ela deve ser única.

Para criar uma boa descrição, você deve ser criativo e objetivo, seguindo o modelo “call-to-action” (chamar para ação). O texto deve convidar o usuário a acessar ou interagir com a página e conhecer o que você tem a dizer sobre o assunto.

Esta meta tag segue o seguinte formato:

<meta name=”description” content=”escreva aqui uma descrição sobre a sua página”>  
 

Meta Keywords

É responsável por apresentar palavras-chave relevantes de acordo com o conteúdo descrito na página.

Esta meta tag segue o seguinte formato:

<meta name=”keywords” content=”palavra-chave 1, palavra-chave 2, palavra-chave 3”>

O Google anunciou que esta meta tag não é um fator de rankeamento há algum tempo. Você deve estar se perguntando: então porque motivo ela está neste post? A meta keywords já foi um fator importante quando os buscadores tinham dificuldade em interpretar o conteúdo de algumas páginas. Hoje isso não faz mais parte do SEO moderno e, caso você ainda encontre algum artigo por aí dizendo que você deve utilizá-las, não se preocupe, utilize seu tempo e energia criando bons títulos e descrições para suas páginas.

Meta Robots

É responsável por orientar os robôs de busca sobre quais informações e de que forma as páginas devem ou não ser indexadas e utilizadas para encontrar outras páginas.

Esta meta tag segue o seguinte formato: <meta name=”robots” content=”index, follow”> quando indica ao Google para indexar a página e seguir os links que possam existir nela para encontrar outras páginas, ou <meta name=”robots” content=”noindex, nofollow”> quando a ideia é indicar ao buscador para não indexar e não seguir os links desta página para encontrar outras páginas.

Neste caso, você pode se perguntar: mas por que motivo alguém gostaria que o Google não indexasse uma página do seu site? Bom, você deve se lembrar que vários sites possuem um CMS, um sistema que possibilita a administração, inserção e edição, de conteúdo do site como imagens, vídeos e textos. O mais famoso deles é o Wordpress. Pois bem, esses sistemas possuem várias páginas e conteúdos que não devem ser indexados.

Porém, vale uma ressalva. Apesar de entender e reconhecer a tag meta robots, o Google recomenda em suas diretrizes de qualidade que você faça a identificação sobre indexar ou não certos diretórios do site, através do arquivo robots.txt.

Outras meta tags

Como dissemos durante o artigo existem diversas meta tags além das que tratamos. Caso você tenha curiosidade em saber quais são elas, existe uma página nas diretrizes de conteúdo onde você pode conferir quais meta tags que o Google entende.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu o que são meta tags e como utilizá-las para obter bons resultados em SEO. Preparado para colocar em prática?

em
Compartilhe este artigo: