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O que é SEO?

SEO - otimização de sites

Sites de busca como Google, Yahoo e Bing possuem uma série de fórmulas, conhecidas como algoritmos, com o objetivo de filtrar e apresentar as melhores páginas de acordo com o termo pesquisado. O trabalho de SEO (Search Engine Optimization) ou otimização de sites, é um conjunto de técnicas com o objetivo de melhorar o posicionamento de um site nos motores de busca, e assim, adquirir tráfego orgânico (sem o pagamento de anúncios ou links patrocinados).

 

Como o Google apresenta os resultados?

De acordo com as palavras-chave digitadas pelo usuário no momento da busca o Google pode apresentar os resultados de diferentes formas. Para adotar estratégias corretas, é importante entender como o Google funciona e como os resultados são exibidos:

 

exemplo de SEO 1 - anuncios, mapas e resultados orgânicos no google

 

Na imagem acima, podemos notar que os três primeiros lugares foram destinados a anúncios, bem como a listagem de resultados disposta na lateral direita. Abaixo dos links patrocinados podemos ver uma imagem com os três primeiros resultados (orgânicos) dos mapas do Google, seguidos de um botão para acessar mais lugares relevantes. Após o mapa iniciam-se os resultados da busca orgânica.

Porém, como você pode ver abaixo, nem sempre é assim. Parte dos resultados não possui muita concorrência em anúncios e grande parte das palavras-chave buscadas não fazem referências a mapas.

 

exemplo de SEO 2 - anuncios e resultados orgânicos no google

 

Além disso, estudos de eyetracking (rastreamento dos olhos), mostram que, mesmo que os anúncios ocupem os primeiros lugares e atraiam grande parte dos olhares, eles nem sempre são os mais clicados. Muitos usuários têm receio de clicar nos anúncios e preferem confiar na credibilidade dos resultados orgânicos, o que faz com que eles arrematem boa parte dos cliques.

 

eyetracking, rastreamento olhos no site de busca do Google

 

Quais as vantagens da otimização de sites?

Iniciar o trabalho de SEO com um bom planejamento e técnicas consistentes traz excelentes resultados, como:
    - Aumento do volume de tráfego no site
    - Mais chances de conversão (cadastros, vendas ou leads)
    - Crescimento de visualizações de página

 

Como o Google classifica o meu site?

Por razões óbvias, o gigante das buscas possui um algoritmo próprio que é de conhecimento de poucos engenheiros da empresa. Apesar disso, o Google deixa explícita sua preocupação em apresentar sempre o melhor conteúdo de acordo com a busca. Estatísticas e pesquisas comprovaram que alguns fatores têm grande influência na apresentação dos resultados. Sendo assim, vamos dividir a otimização de sites em duas grandes frentes de trabalho e conhecer seus fatores: On Page e Off Page.

SEO On Page, ou na página (ao pé da letra), refere-se as interferências realizadas no próprio site e que dependem somente de você e sua agência ou equipe de TI para que sejam implementados. Veja alguns deles:

Títulos

O título da página, indicado no código pela tag title, é considerado um dos elementos mais importantes da página e deve ser único, informando o que realmente a página oferece ao usuário. É como comprar um livro pela capa: se o título for criativo e relevante, as chances aumentam.

Heading tags

Os mecanismos de busca, utilizam as tags heading ou tags de título (h1 - h6) para indicar títulos e subtítulos em um documento, artigo ou página. Essas tags possuem uma hierarquia de maneira que a tag h1 é a mais forte e a cada nível ou subtítulo avançamos para h2, h3 e assim por diante. Indicações corretas de tags de título atribuem melhor relevância ao conteúdo e ajudam o Google a indexar melhor sua página.

 

conceito de heading tags em SEO

 

Meta tags

Dentre as meta tags, a meta description é uma das que tem maior importância em SEO. Ela é a responsável por apresentar aquela descrição do conteúdo da página que aparece logo abaixo do título na página de busca. Uma meta description não é considerada fator determinante de rankeamento, porém, caso seja bem escrita vai diferenciá-lo dos demais e fazer com que usuários cliquem no seu link, o que tende a aumentar a relevância do seu site.

 

a importância das meta tags em SEO

 

URL do documento

A URL, ou endereço virtual da sua página, tem grande importância para o Google. Ela deve ser curta e objetiva, de forma que somente lendo seja possível entender o conteúdo que vai ser encontrado na página. É muito importante que não haja parâmetros internos do funcionamento do próprio site, como ID e elementos numéricos que, assim como para você, não significam nada para o Google.

URLs com essa característica, são conhecidas como URL amigável. Veja um exemplo abaixo:

 

estrutura de URL amigável em SEO


Conteúdo

A produção de conteúdo está diretamente relacionada com a otimização do site. Para um bom rankeamento no Google, é necessário conteúdo relevante e para isso, ao escrever textos e artigos que vão popular sua página institucional, página de serviços ou blog, você deve ter em mente dois princípios: utilizar palavras-chave relacionadas ao seu segmento, serviço ou objetivo de venda e resolver dores e problemas do seu público-alvo.

 

SEO Off Page, ou fora da página, refere-se a itens externos e não dependentes (diretamente) de você e sua equipe de desenvolvimento. São fatores responsáveis por atribuir relevância e credibilidade externa, como um aval. Vamos conhecer alguns deles:

Links externos

Quando um site cria um link para sua página inicial ou algum artigo que você publicou, é como se ele estivesse dizendo ao Google e usuários que acessam aquele site: olha este conteúdo aqui é muito bom, vale a pena ler! Estratégias para ganho de links são conhecidas como link building (construção de links). É muito importante entender que os links devem acontecer de forma espontânea, trocas ou compras de links são proibidas e seu site pode ser punido e até removido do índice do Google.

 

conceito de link building em SEO

 

Qualidade dos links externos

Com o passar do tempo, o Google foi melhorando seus algoritmos de busca e percebeu que não basta um site ter vários links apontando para ele. É necessário que estes links estejam relacionados ao mesmo segmento de atuação e que também tenham uma boa reputação perante aos seus usuários.

Texto âncora dos links externos

O trecho ou palavra do texto que recebe um link é chamado de texto âncora em SEO. As palavras-chave pertencentes a este texto vão indicar ao Google que o site ou página que está sendo linkada tem relevância naquele assunto e termos que foram indicados a partir do link.

 

texto âncora em SEO

 

Conclusão

O que apresentamos aqui foi apenas o início, uma introdução a respeito do assunto. Otimizar um site para mecanismos de busca, entrega resultados sólidos e consideráveis de médio a longo prazo e são indicados em casos de crescimento planejado, sendo ótimos para que você não fique refém de anúncios e links patrocinados, que é claro, também possuem seus momentos e objetivos.

Desconfie de empresas que prometam o primeiro lugar do Google, isso é condenado pelo próprio buscador em suas diretrizes de qualidade. Acredite em trabalhos realizados por profissionais que vão entregar um planejamento bem feito com ações focadas em resultados para aquisição de tráfego orgânico. O primeiro lugar do Google pode ser apenas uma consequência.

 

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