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Produção de conteúdo em SEO

Produção de conteúdo em SEO

Neste artigo você vai aprender sobre a importância do bom conteúdo e como tirar o melhor proveito do seu conhecimento junto as estratégias de SEO.

 
Bons conteúdos aumentam o número de visitantes


Com a expansão da internet e o avanço das tecnologias, as pessoas têm recorrido cada vez mais ao Google por busca de serviços, produtos, imagens e inúmeros outros assuntos. Ter um bom conteúdo é primordial para adquirir relevância e autoridade em diversas plataformas, como sites de busca e redes sociais, se tornando uma ótima estratégia junto ao trabalho de SEO.


O que você acha da combinação do café com leite, arroz com feijão, queijo com goiabada, pão com manteiga e presunto e queijo? Boa, não? Assim é o conteúdo digital, em específico a produção de conteúdo em o SEO, a mistura perfeita! Por exemplo, você costuma ir a qualquer médico? Aqueles renomados não fazem diferença? Na internet, muitas coisas funcionam da mesma forma como são as coisas na vida real. Quando muitas pessoas lhe passam a indicação tal como: “Fui e gostei”, “Acho que você vai gostar dele”, “Ele é ótimo”, a credibilidade e a confiança ficam maiores.


Quando você entende como o Google funciona, percebe que atitudes do cotidiano são utilizadas para determinar a autoridade dos site e das páginas. Foi com essa ideia, inclusive, que nasceu o famoso PageRank. Os sites com conteúdo relevante, textos bem escritos, que sabem divulgar uma informação e expor uma ideia, vão conduzir mais visitantes, além de recomendações e referências. Ao longo do tempo sua empresa passa a ganhar credibilidade, pois as pessoas vão querer ler seus posts e artigos, podendo, em um futuro próximo, ser reconhecida como uma especialista no segmento. Com o buzz marketing, por meio de divulgação e comentários, outros sites também o observarão e poderão criar backlinks para sua página.

 

Melhor para o usuário e para as buscas


Um site bem estruturado visa otimizar esforços para o marketing de conteúdo. Entender melhor o que arremete o usuário ao seu site, pode segmentar ainda mais as buscas e o leva a atingir um público muito mais interessado no que você oferece, tornando o seu trabalho mais eficaz. Se sua empresa é de moda, dentro do seu site você pode colocar informações sobre as últimas tendências, tipos de cortes que caem bem no corpo e cabelo, dicas e outras informações relevante ao segmento. No blog, é possível criar artigos sobre lançamentos do mês e também as roupas mais clássicas e despojadas. Vídeos do YouTube e galerias de fotos também podem atrair mais visitantes. Estes conteúdos estão entre os mais buscados em diversos assuntos e um canal na rede social de vídeos mais popular é capaz de fidelizar usuários e clientes.


Como criar uma boa estrutura de texto


A boa escrita é primordial para o desenvolvimento do seu site. Antigamente, as estratégias eram mais engessadas, muitas vezes focadas em um só termo de busca, porém, atualmente, a ideia é mostrar ao buscador que você é especialista em determinado assunto. E para isto, é primordial que, primeiramente, você domine o conteúdo. A grosso modo, o Google interpreta palavras, portanto, você deve dar valor a isso. Se você possui informações relevantes, ele entende que você sabe do que está falando, com propriedade, e o qualifica melhor por isso.


Você deve saber como estruturar o texto, sendo direto e objetivo no que quer passar ao leitor. Fuja de palavras muito complexas e se houver termos científicos, tente explicar do que se trata. Divida em tópicos para dar um descanso, harmonizar sua matéria, facilitar a leitura e a busca por um trecho específico do seu texto. Textos sem espaçamentos, parágrafos e mal escritos deixam o leitor frustrado e fará com que ele mude de página rapidamente.


Escolha pelo menos uma palavra-chave como foco do assunto principal a ser tratado no conteúdo e procure não repetí-la excessivamente (técnica de spam conhecida como keyword stuffing e passível de penalização pelo Google). Escreva de forma natural, mas é importante saber que se você puder incluir sua palavra-chave principal em alguns trechos específicos do seu conteúdo, são eles: 


Outra importante estratégia, é utilizar sinônimos e variações parciais durante a construção do texto, pois aumentam o nível de busca e evitam que você seja penalizado por exceder a quantidade de palavras-chave. Colocar negritos e itálicos, além de links internos e externos (para outras páginas do seu site e para outros sites) vão deixar seu texto mais atrativo e tendem a contribuir para a autoridade da página. Assim como o queijo está pra goiabada, o texto está para a imagem. Sempre que possível, procure ilustrar o seus artigos. Dessa forma, você valoriza o texto e aumenta a exposição nos motores de busca, por isso, é muito importante que você saiba como otimizar as imagens e distribuí-las de forma efetiva no conteúdo da página.


Junto ao texto você também pode (e deve) colocar vídeos para deixar seu conteúdo mais rico, optando, em boa parte dos casos, por aqueles mais curtos, de poucos minutos e com boa qualidade. Os vídeos tem se tornado os reis do conteúdo, sendo um dos tipos de conteúdo mais vistos em diversos segmentos.


Planejamento e matriz de conteúdo

Antes de sair escrevendo e criando materiais que vem à sua cabeça, você deve planejar exatamente quais os materiais que devem ser criados, os assuntos e a frequência de publicação. Não importa qual o produto ou serviço que você venda, produza conteúdos distribuídos por todas as etapas do chamado funil de conversão.


Dentre as etapas, podemos citar: consciência, consideração, intenção e decisão. Por alto, este funil é uma sequência de páginas, vídeos ou materiais por quais você direciona o usuário afim de construir autoridade e relevância, antes de levá-lo à página de conversão.


Funil de conversão


Exemplo prático:

  • Consciência: busca por “cama de casal”
  • Consideração: busca por “cama de casal king size ”
  • Intenção: busca por “preços cama de casal king size ”
  • Decisão: busca por “cama de casal king size magazine luiza”


Call-to-actions

Ao pé da letra, call-to-action pode ser traduzido como chamada para ação. Botões como clique aqui, veja mais e fazer download são excelentes exemplos de uso. O principal objetivo é incentivar uma interação, indicando o próximo passo. Se você possui uma página que tem que ser visualizada, um produto que você vende ou um material incrível (como um ebook, por exemplo), adicione botões grandes e coloridos em pontos estratégicos do seu conteúdo e veja seus índices de CTR (click through rate, ou taxa percentual de cliques) se multiplicarem. Existem diversas técnicas e estratégias específicas para call-to-action, mas este é um tema para outro post.


Marcações de dados estruturados ou Rich Snippets

As marcações de dados estruturados ou Rich Snippets, são utilizadas para atribuir valor semântico (significado) a tags de marcação HTML, sendo capazes de indicar informações importantes para o tipo de conteúdo que você publica. Por exemplo, é possível indicar aos motores de busca, qual o trecho de conteúdo da página refere-se ao nome do produto, a imagem do produto, as avaliações, ao preço e por aí vai. Assuntos como receitas, conteúdo médico e artigos também possuem marcações específicas e você pode conferir todas elas no site Schema.org.

O benefício extra de algumas marcações acontece quando Google passa a exibir informações, como imagens e avaliações, direto na página de resultados de busca. Isso com certeza chama a atenção dos usuários e pode angariar vários clicks, mesmo estando em um posicionamento inferior na página de busca. Veja um exemplo de miniatura de vídeos e imagens ao efetuar uma busca pelo filme Frozen:

 

Busca Google - Frozen

 

Se você não tem muita intimidade com HTML e desenvolvimento web, não se preocupe. Você pode solicitar à sua agência ou profissional front-end que faça a implementação das marcações de dados estruturados mais adequadas para o seu projeto. Após a implementação, você pode testar se tudo funciona normalmente através da ferramenta de teste de dados estruturados (Structured Data Testing Tool) do próprio Google. Você pode inserir uma URL, um trecho de código ou até o código completo da página que deseja avaliar. Lembrando que as marcações podem levar alguns dias até serem indexadas pelo gigante das buscas, estando disponíveis após a próxima leitura que o buscador fizer do seu site.


A rede social como catalizadora de conteúdo

Para que sua empresa ganhe notoriedade e seja considerada uma autoridade no setor que atua, você deve colocar sua marca “boca dos clientes”. Ou melhor, na ponta dos dedos deles. A rede social tem um potencial enorme de trazer novas ideias, coletar opiniões e feedbacks do seu público-alvo.

Divulgue todo e qualquer tipo de conteúdo que você produza. Incentive a interação dos usuários, peça a opinião deles, pergunte, questione. Estratégias de call-to-action devem ser integradas em todos trabalhos de marketing.

 

Não se esqueça do essencial

Fica uma ressalva: não há otimização que supere um bom serviço ou a entrega de produtos dentro do prazo. Cumprir as promessas e entregar valor agregado ao seu produto ou serviço, pode gerar mídia e avaliações espontâneas, capazes de contribuir ainda mais para a exposição do site. O contrário também é verdadeiro. Não pague para ver. Gestões de crise e menções negativas de marca, são sempre mais difíceis de serem controladas.

 

Conclusão

Já que, agora, você conhece a mistura perfeita, assim como o arroz com o feijão, esforços de marketing digital (SEO e Social Media) é o que vai temperar o seu prato. Concentre-se em publicar conteúdos convincentes, com qualidade e mais valiosos do seus concorrentes e diferente de tudo o que é feito no mercado, fazendo da sua empresa, destaque no segmento. Use palavras-chave que seu público está procurando, com sinônimos e terminologias que ajudem a identificar que temas seu site cobre.

Utilize referências, comentários e links sociais, crie laços e relações com outros sites de credibilidade. A construção da autoridade do site para seus consumidores se dá por meio de várias tarefas de marketing digital, várias delas relacionadas as estratégias de SEO.

Lembre-se: o conteúdo é a parte mais importante do seu site, com uma estratégia de conteúdo bem definida, você é capaz de aumentar a exposição da sua marca, atrair mais visitantes e gerar mais conversões.


Até a próxima! ;)

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