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Títulos, a tag title em SEO

conceito de títulos, a tag title em SEO

Os títulos das páginas de um site representam um dos elementos mais importantes para conquistar um bom posicionamento no Google. Dentro das implementações em SEO, é considerado como o ponto chave na otimização do conteúdo. Por isso, vamos entender como os títulos funcionam e como podemos trabalhar para melhorá-los.

 

O que é a tag title?

Se pudéssemos exemplificar de uma maneira bem direta, sites são formados por um ou vários documentos HTML, um apanhado de código que é interpretado pelo navegador que você utiliza, como Google Chrome, Firefox, Safari ou Internet Explorer.

Se você tem uma noção de como documentos web são formados, a tag HTML de título é representada pelo elemento <title>, sendo inserida na seção <head> de cada página do site. A seção <head> é utilizada na formação do cabeçalho de uma página web. É conhecida por carregar informações fundamentais para o navegador e para o Google, como por exemplo, os títulos de uma página.

 

Títulos em SEO, aplicação da tag title

 

Por que os títulos são importantes?

Com certeza você já deve ter feito uma infinidade de buscas no Google e repete isso todos os dias, várias vezes ao dia, não é? Por sua própria experiência utilizando a ferramenta de busca, você sabe que o que te faz clicar ou não em um resultado tem total relação com os títulos e descrições que ali aparecem.

A palavras que constituem o título vão informar ao usuário o que ele deve encontrar na página. Elas estarão presentes no navegador, com o objetivo de auxiliar e sinalizar o que representa cada uma das páginas que estão abertas e, como vimos anteriormente, no momento das buscas:

A tag title é exibida no site e na busca

Como escrever um título perfeito?

Sabendo da importância do título para os usuários e buscadores, existe uma procura incessante pelo título perfeito. Para aproximar-se ao máximo possível deste resultado, você deve ser criativo e preciso em suas palavras. Escreva para agradar ao Google, mas não esqueça jamais de quem está do outro lado da tela.

Tendo isso em mente, podemos apresentar algumas dicas:

- O princípio básico e imutável é que toda página de um site deve possuir um título único. Também podemos dizer: nunca utilize o mesmo título para mais de uma página.

- Utilize palavras-chave relevantes alinhadas aos seus produtos e serviços. Seja moderado e coerente com o conteúdo, você não deve utilizar este espaço para listar uma grande quantidade de termos.

- Escreva em até 63 caracteres. Títulos maiores serão cortados e substituídos por reticências, o que pode fazer com que você não consiga transmitir a ideia com a eficiência desejada, deixando de captar a atenção de muitos usuários.


    
Por que o Google ignora meus títulos?

Em alguns casos, o Google pode “sobrescrever” seus títulos no momento da busca, exibindo algo semelhante ou bem diferente do título que você escreveu. Existem determinadas situações onde Google decide substituir o título de listagem por uma combinação de título, texto de links e texto da página.

Geralmente, isso acontece quando o buscador entende que suas palavras não expressam o real conteúdo que os usuários estão encontrando. O mesmo pode acontecer quando não existe uma tag title atribuída.



O nome do site deve estar no título de todas as páginas?

Colocar o nome da empresa ou do site como complemento do título em todas as páginas gera algumas opiniões divergentes. Alguns defendem que sim, escrevendo algo como:

•    Nome do Site – Título da Página
•    Título da Página – Nome do Site

Recomendo pensar da seguinte forma:

•    O que realmente importa para o meu leitor?
•    O nome do site é importante o suficiente para estar presente no título daquele conteúdo?

Se você entender que existem alguns casos em que o nome da sua empresa é um diferencial para que os clientes consigam encontrar e diferenciar o seu material, produto ou conteúdo perante aos demais. Então sim, vá em frente!

Vamos imaginar um exemplo onde a palavra-chave para pesquisa foi “E-book Como Otimizar um Site”. Dentre os resultados de pesquisa você pode ter centenas de e-books falando sobre como otimizar um site. Entretanto, nenhum outro é como o “E-book da UTI das Ideias Sobre Como Otimizar um Site”. Isso faz com que o nome da sua empresa agregue valor e mereça estar lá.



Títulos vs Headlines

É possível adotar títulos diferentes para a página e para o conteúdo, mas um procedimento comum é adotar o mesmo para os dois. Veja na imagem abaixo:

comparativo entre a tag title e headlines como h1


Não existe uma regra sobre o que deve ser feito. Uma dica é pensar que no caso de utilizar textos diferentes para cada um, você tem a oportunidade de utilizar mais palavras-chave, sinônimos e criar mensagens que digam a mesma coisa de formas diferentes ou até mesmo complementares. Mas lembre-se, é importante manter a coerência para não confundir o usuário.


Conclusão

Se você quer escrever títulos que vão entregar resultados de otimização para o seu site, gaste um tempo revisando e escrevendo bons títulos. E não se esqueça:

•    Escreva títulos únicos
•    Utilize palavras-chave
•    Seja criativo e coerente

 

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