Blog

URL perfeita para SEO

SEO, URL otimizada

Neste artigo, vamos entender como otimizar as URLs do seu site. Para conseguir os melhores resultados, é importante entender tudo sobre uma URL: definição, anatomia e melhores práticas para SEO.

 

O que é URL?

URL (Uniform Resource Locator), em português Localizador Padrão de Recursos, é um subconjunto de URI (Uniform Resource Identifiers) que, traduzido para a nossa língua, significa Identificadores de Recursos Uniformes. Basicamente, podemos dizer que URL é um tipo de URI, uma cadeia de caracteres que é utilizada para identificação de recursos na internet com o propósito de permitir interações, substituindo números como o endereço de IP.

 

Anatomia das URLs

Antes de apresentar as melhores práticas e como otimizar suas URLs para SEO, vamos entender como seria a anatomia básica e como é estruturada uma URL. Veja na imagem abaixo:

 

anatomia de uma URL

 

Limitação: nunca utilize mais de 2048 caracteres ou o Internet Explorer não carregará a página.

 

Melhores práticas de SEO pra URL

Quando pensamos em um endereço web amigável para otimização de sites, temos que visualizar algo que seja facilmente compreendido e que sirva com uma instrução, um caminho de como o usuário chegou até aquela página.

O primeiro passo é remover informações que não ajudam o usuário e tem o mesmo efeito para os buscadores:

  • Oculte a extensão do arquivo

    Sempre que possível, retire de suas URLs extensões de aquivo como .html e .php.

  • Remova parâmetros e session IDs

    Sites mais antigos ou não projetados pensando em SEO possuem vários parâmetros de identificação na URL como IDs. O raciocínio aqui é o mesmo: se não representa nada para você, não vai significar nada ao usuário e nem ao Google. Cheque o item 7 da nossa imagem de exemplo para ver um ID.

  • Substitua caracteres especiais

    Alguns projetos substituem caracteres especiais como acentos por representações puras em HTML ou são ocultados pelo framework (um conjunto de bibliotecas para facilitar o desenvolvimento).

    O caractere especial “é” seria representado em HTML pelo conjunto de caracteres “&eacute”. Certos frameworks, poderiam por padrão ocultar acentos, exibindo a palavra “caminhão” como “caminho”. Vendo dessa forma fica fácil entender como frases e termos poderiam ser alterados e terem um significado completamente diferente do seu objetivo.

  • Prefira o hífen como separador

    É possível utilizar diferentes separadores de termos em uma URL como hífen (-), underscore (_) e mais (+). Existe uma certa controvérsia em relação a como o Google entende as palavras-chave na URL, caso sejam utilizadas juntas ou separadas por underscore (_). Com hífens não existem problemas, nem dúvidas. Prefira-os.

  • Opte por palavras ao invés de números 

    Palavras são mais fortes que os números. Pense em quantas vezes você utilizou números em suas buscas no Google. Poucas, não é mesmo?

     

Em seguida, vamos ver como escrever melhor:

  • Utilize URLs curtas

    Menos é mais. Quanto mais curto, mais fácil e rápido de ler. Procure escrever endereços de página com no máximo 115 caracteres. Não é uma regra, mas faz com que se tornem mais fáceis de entender e memorizar. Além disso, algumas formas de links patrocinados (anúncios na web) como Facebook Ads e Google Adwords possuem limites de caracteres nos campos de URL de Visualização (aquela que será exibida aos usuários que visualizarem o anúncio).

  • Organização e relevância

    Mostre o caminho apresentando uma sequência lógica de raciocínio, como por exemplo: http://nomedosite.com.br/blog/categoria/nome-do-post  ou
    http://nomedosite.com.br/categoria/nome-do-post, seguindo categorias de conteúdo e de produtos.

  • Utilize palavras-chave

    Por mais que SEO não se resuma a isso, as palavras-chave ainda são a base de boa parte do trabalho realizado na otimização dos sites. Na URL não seria diferente.

    Tendo isso em vista, é comum que sistemas de gerenciamento de conteúdo utilizem os títulos para a formação do endereço da página. Se você precisar utilizar um título mais extenso, veja se é possível enxugar algumas palavras na formação das suas URLs. Sistemas como Wordpress apresentam o campo com o endereço da página logo abaixo do título e você pode editá-lo antes mesmo de concluir sua publicação.

    Não repita palavras-chave na mesma URL, os robôs do Google podem entender isso como uma forma de spam.

                 

Para concluir o processo, devemos eliminar duas situações muito comuns e que podem gerar conteúdo duplicado. Acrescente mais dois itens na lista: 

  • Canonical

    Muitos sites têm conteúdo duplicado por conta de parâmetros e caracteres aceitos ou gerados (por vários motivos) em suas URLs. Você pode testar carregando uma página e, ao final do link, adicione uma barra (/), ponto de interrogação (?) ou alguns caracteres (_teste123) e apertar enter. Caso o conteúdo carregado seja exatamente o mesmo da página original, será necessário verificar e adicionar (caso não exista) a tag canonical.

  • www vs no-www

    Verifique a configuração do seu servidor ou do seu arquivo .htaccess para fazer com que o seu site aceite apenas um formato de URL: ou http://nomedosite.com.br ou http://www.nomedosite.com.br.

    Você pode testar o que acontece para você atualmente, tentando acessar das duas formas, com e sem www. Atente-se para ver se há um redirecionamento de um para o outro. Se você digitou sem e o navegador acrescentou o www ou vice-versa.

     

Redirecionamentos 301

Caso você opte por reestruturar as URLs do seu site e se baseando nas dicas que apresentamos até aqui, não se esqueça dos redirecionamentos. Caso você não saiba, uma página já indexada pelo Google possui uma relevância atribuída a ela. Se você fez um trabalho divulgando conteúdo em redes sociais e/ou links patrocinados, o seu conteúdo já foi multiplicado e está acessível de várias formas.

Se você simplesmente atualizar os endereços das páginas do seu site, você perderá a relevância conquistada por suas páginas e os links que estiverem acessíveis em redes sociais ou linkados por outros sites estarão direcionando para endereços que não existem mais, apresentando o famoso erro 404.

Portanto, para cada URL alterada, faça um redirecionamento 301 para o novo endereço.

em
Compartilhe este artigo: