Blog

Mas, o que é mídia impressa?

Paleta de cores Pantone

Mídia impressa é um meio de comunicação que abrange particularmente materiais impressos em gráficas, sejam eles publicitários ou jornalísticos.

O meio impresso pode ser divulgado em veículos de comunicação como jornais, revistas, informativos, ou em peças avulsas como flyers, folders, mala-direta e outdoors. O outdoor por sua vez se enquadra também na categoria de mídia exterior.

Esses materiais ainda podem ser feitos em diversos papéis, plásticos, adesivos, variando-se em tamanho, cor, acabamento e efeito. Os formatos mais comuns são flyer, folder, encarte, mala direta e banner. Os flyers são materiais de apenas uma lâmina. Quando produzidos em grande quantidade para distribuição em massa, são feitos em papel de gramatura reduzida. Os folders tem pelo menos uma dobra e são materiais mais aprimorados. Encartes são anúncios em veículos de comunicação, como jornais e revistas. Já os banners são feitos em impressão digital em lona de grandes proporções, podendo ser aplicado tanto em ambientes internos como nos externos.

Quais são as vantagens da mídia impressa em um mundo cada vez mais digitalizado?

Apesar da nova era em que vivemos, materiais impressos dificilmente deixarão de existir. A divulgação de serviços pela internet tem o custo menor, isso é fato, além de diversas outras vantagens, mas para atingir um público mais abrangente e com hábitos de consumo diferentes, o material impresso é fundamental, pois apesar de vivermos na era digital, muitos ainda preferem o material impresso. É preciso adequar o conteúdo para as duas plataformas, assim a empresa conseguirá atingir todos os públicos e mercados.

Outro item que faz dos impressos uma importante ferramenta de comunicação é a veracidade e a credibilidade das informações. No mundo digital, é praticamente impossível regularizar o conteúdo. Qualquer pessoa pode postar qualquer informação, sem analisar a precisão do conteúdo. Além disso, uma informação armazenada eletronicamente pode ser modificada de uma maneira muito fácil. Já o impresso é palpável, com maior visibilidade e facilidade na memorização do conteúdo.

A UTI das Ideias tem a estratégia e o planejamento necessário para obter o melhor da mídia impressa. Venha nos fazer uma visita!

 

em
Compartilhe este artigo: