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Como criar uma fanpage no Facebook

Como criar uma fanpage no Facebook

Neste artigo você verá um passo a passo com tudo o que você precisa saber para criar e configurar uma fanpage, uma página profissional no Facebook, da maneira correta.

A cada dia que passa, centenas de novas empresas criam suas páginas no Facebook. Muitas delas, por falta de conhecimento ou porque o recurso ainda não existia, ingressaram na rede criando um perfil, que é o tipo de página utilizada para pessoas comuns. O próprio Facebook recomenda que você não faça isso, informando em suas diretrizes que perfis pessoais são destinados ao uso não comercial e que devem ser utilizados para representar pessoas físicas.

O gerenciamento de redes sociais parece simples, mas se você deseja fazer a diferença e não ser só mais um dentre as páginas do Facebook, você deve fazer da maneira correta desde o início.

Vamos começar!

 

  1. Fazer login

    Acesse facebook.com e entre com o seu login e senha, como faz normalmente.

     

    facebook página de login

     

  2. Criar página

    Para iniciar a criação da página, devemos acessar uma página específica para isso no Facebook. Vamos a ela, acesse o link: https://www.facebook.com/pages/create

     

    pagina para criar uma fanpage no Facebook

     

  3. Escolhendo o tipo de página

    Agora, devemos escolher qual o tipo de página melhor corresponde ao seu negócio. Temos as seguintes opções:

     

    Negócios Locais ou Local

    Como o próprio nome diz, este tipo de página é dedicado a negócios locais, que possuem atuação na cidade ou região e que de fato, tem importância para a comunidade local. Como salões de beleza, por exemplo. Quase ninguém vai de uma cidade a outra para cortar o cabelo ou fazer uma maquiagem para festa e voltar para a sua cidade.

    Se esta é a melhor opção para o seu negócio, clique nela e vamos iniciar o preenchimento do primeiro formulário. Caso não seja, pule para o próximo item.

    Para páginas que são negócios locais ou local, devemos preencher os seguintes itens: categoria, nome da empresa ou do local, endereço, cidade/estado, CEP e telefone. E, em seguida, clique em Começar.

     

    Facebook, fanpage de negócios locais ou local

     

    Se você optou por uma fanpage de negócios locais ou local e efetuou as etapas até aqui, pule para o item 4.

     

    Empresa, organização ou instituição

    As páginas de empresa, organização ou instituição são utilizadas para classificar grandes empresas com atuação nacional ou internacional e de relevância para o setor em que atua. Como exemplo, podemos citar: instituições financeiras, empresa, escolas, energia/serviços públicos, ONG e partido político.

    Para esta categoria de página, devemos preencher os seguintes itens: categoria e nome da empresa. E, em seguida, clique em Começar.

     

    Facebook, fanpage de empresa, organização ou instituição

     

    Se você optou por uma fanpage de empresa, organização ou instituição e efetuou as etapas até aqui, pule para o item 4.

     

    Marca ou produto

    Direto, objetivo e totalmente voltado ao varejo. Se você está criando a página de uma marca ou produto, esta é a categoria certa para você. Como exemplo, podemos citar: alimentos/bebidas, carros, eletrônicos, página de aplicativo, produto/serviço e vitaminas/suplementos.

    Para esta categoria de página, devemos preencher os seguintes itens: categoria e nome da marca ou produto. E, em seguida, clique em Começar.

     

    Facebook, fanpage de marca ou produto

     

    Se você optou por uma fanpage de marca ou produto e efetuou as etapas até aqui, pule para o item 4.

     

    Artista, banda ou figura pública

    Apresentadores, atletas, autores, bandas, blogueiros, fotógrafos e professores: vocês são as estrelas por aqui. É bem importante que você separe seu perfil de sua página, pois seus fans e/ou alunos vão ocupar o máximo da sua lista de amigos em pouco tempo. Em um perfil, o seu limite é de 5.000 amigos.

    Para esta categoria de página, devemos preencher os seguintes itens: categoria e nome. E, em seguida, clique em Começar.

     

    Facebook, fanpage de artista, banda ou figura pública

     

    Se você optou por uma fanpage de artista, banda ou figura pública e efetuou as etapas até aqui, pule para o item 4.

     

    Entretenimento

    Se você tem um teatro, uma casa de shows, livraria, gravadora ou programa de TV, este é o tipo de página que você deve escolher. A maioria dos temas de entretenimento está presente aqui e com certeza você vai encontrar um que se enquadre ao seu negócio.

    Para esta categoria de página, devemos preencher os seguintes itens: categoria e nome. E, em seguida, clique em Começar.

     

    Facebook, fanpage de entretenimento

     

    Se você optou por uma fanpage de entretenimento e efetuou as etapas até aqui, pule para o item 4.

     

    Causa ou comunidade

    O tipo de página nomeado como causa ou comunidade foi criado para representar um artista ou celebridade, organização ou tema de maneira não oficial. Nela é possível criar links para a página oficial do assunto, além da exibição de rótulos posicionados abaixo do nome para identificação “página de comunidade”. Para esta categoria de página, devemos preencher somente o nome. E, em seguida, clique em Começar.

     

    Facebook, fanpage de causa ou comunidade

     

  4. Preenchendo e configurando as informações básicas

     

    Sobre

    Na primeira etapa de configuração você deve adicionar um resumo da sua empresa e adicionar o endereço do seu site. O Facebook disponibiliza cerca de 155 caracteres e é importante ser objetivo e utilizar palavras-chave importantes para o seu segmento.

    Dica: caso você ainda não tenha um site aproveite para indicar o endereço de outra rede social de boa atuação de sua empresa, como por exemplo Twitter, YouTube e Instagram.

     

    Facebook, configurar fanpage - passso 1 - sobre

     

    Foto do perfil

    Agora, você deve adicionar uma imagem que represente bem a sua empresa. Geralmente utilizamos o logo ou símbolo reduzido. Recomendamos utilizar imagens em proporção quadrada de pelo menos 250px. Devido a grande quantidade de telas e, recentemente, o surgimento das telas retina (grande resolução), é necessário que as imagens tenham melhor qualidade.

     

    Facebook, configurar fanpage - passso 2 - imagem do perfil

     

    Dica: Se for possível, procure utilizar fundos coloridos, eles tendem a chamar mais a atenção dos usuários.

     

    Adicionar aos favoritos

    Para facilitar o acesso a página, o Facebook disponibiliza a possibilidade de adicionar a página aos favoritos. Ela ficará posicionada na barra lateral, logo ao fazer login na rede. Para isso, clique em Adicionar aos Favoritos. Você não é obrigado a executar esta ação. Se preferir, basta clicar em Pular.

     

    Facebook, configurar fanpage - passso 3 - adicionar aos favoritos

     

    Público preferido para a página

    A quarta e última etapa é de grande importância. Indicar corretamente a localização do seu negócio e o público-alvo que deseja atingir, faz com que sua página obtenha maior sucesso e seja mais efetiva, pois será exibida para as pessoas com mais chance de curtir ou interagir com ela. Devemos preencher os seguintes campos: localização, idade, gênero e interesses.

     

    Facebook, configurar fanpage - passso 4 - público preferido

     

    Dica: em caso de dúvidas sobre os dados do seu público, você pode utilizar o Google Analytics como indicador de dados demográficos. Acesse sua conta e no menu lateral, clique em Público-alvo > Informações demográficas > Visão geral.

    Após preencher todos os dados, clique em Salvar. Em seguida, você será apresentado a um rápido tour para conhecer as ferramentas disponíveis para gerenciar sua página e pronto! Você acabou de criar uma fanpage no Facebook. Pensa que acabou? Nada disso, é hora de personalizar e adicionar mais algumas informações.

    Vamos adicionar a imagem de capa. Posicione o mouse sobre o ícone de câmera no canto superior esquerdo (respresentado pelo número 1 na imagem abaixo) e em seguida, clique em adcionar uma capa > enviar foto... (número 2).

     

    Facebook, como adicionar uma imagem de capa

     

    O ideal é usar e abusar da criatividade para chamar a atenção dos usuários que acessarem sua página.

    Dica: você pode utilizar o espaço da imagem do perfil (também chamado de avatar) para fazer combinações bem interessantes. Veja dois exemplos abaixo:

     

    Facebook, exemplo de imagens de capa criativas

     

    Em seguida, vamos adicionar informações importantes do seu negócio, através da guia sobre. Vamos utilizar como exemplo a página da UTI. Neste espaço, informações como telefone, endereço, horário de funcionamento, data de fundação, descrição, produtos e e-mail são fundamentais, pois à medida que o interesse é gerado, os usuários procuram por elas e isso pode ser um fator determinante para um contato e possivelmente uma venda.

     

    Facebook, configurar fanpage sobre a empresa

     

    Vale lembrar que as informações contidas neste espaço vão variar de acordo com o tipo de fanpage que você escolheu na etapa 3 deste guia, portanto, se as informações que você vê estiverem um pouco diferentes das imagens acima, não se preocupe, está tudo ok com a sua página.

Agora sim, você está pronto para divulgar informações e produtos e adquirir seus primeiros fans! Comece convidando seus amigos ;)

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