Blog

5 motivos pra não utilizar ferramentas de criação de site grátis

Criação de sites

O processo de desenvolvimento de um site tem tomado dois caminhos bem distintos: de um lado, temos empresas como Wix, Locaweb e UOL com ferramentas de criação de sites gratuitos através de modelos prontos e customização de blocos de conteúdo. Do outro, empresas e profissionais de desenvolvimento buscam incansavelmente reinventar seus projetos para entregar melhores resultados.

 

Introdução

De um tempo pra cá, tornou-se difícil de imaginar qualquer tipo de negócio, pessoal ou profissional, sem pensar na internet como um meio fundamental para atingir de forma eficiente um público-alvo, seja ele empresa ou indivíduo.

Segundo a Cetic.br, em 2014 os usuários chegaram a expressiva marca de 81.5 milhões, considerando apenas quem acessa via celular. A Anatel aponta um dado ainda maior: 281,1 milhões de linhas telefônicas.

 

grafico cetic acesso a internet no brasil em 2014

 

Eu preciso de um site! E agora?

Design responsivo, mobile first, UX design, preciso de UI design também? Usabilidade, design de interface, otimização, marketing de conteúdo, divulgação em redes sociais e links patrocinados... ufa! É difícil acompanhar todas as mudanças e saber o que você ou o seu negócio precisa, e mais, qual o momento certo de implementar cada um.

Para auxiliar no processo de tomada de decisão e entender melhor o que envolve a criação de site de alta qualidade focado em resultados, listamos abaixo alguns dos principais pilares para a criação de um website:

 

Arquitetura do website

Arquitetura da informação compreende, no seu sentido mais amplo, pensar a experiência do usuário com o projeto de forma completa. Também é conhecida como UX Design, ou Design de Experiência do Usuário (User Experience Design, em inglês).

Diferentemente do que é praticado na maioria dos casos, planejar, estruturar o projeto e como a informação vai ser distribuída deve ser feito antes de qualquer estudo de layout. Se você ou a empresa que você está contratando para desenvolver o seu projeto não entender a importância dessa fase, muito provavelmente vocês estarão perdendo muito tempo ou dinheiro, talvez os dois.

Estruture o seu site de forma a alinhá-lo aos seus objetivos e, principalmente, a forma como o seu público-alvo busca as informações, produtos e serviços que você vai oferecer. Site responsivo (adaptável a diversos tamanhos de tela) não é diferencial, é obrigação.

 

Design e criação de layout

O processo de criação de layout, envolve colocar em prática a organização e as estratégias definidas na etapa de planejamento e arquitetura do site. É neste momento que toda a comunicação da empresa vai estar alinhada a dois objetivos principais: prender a atenção do usuário e transmitir a sua mensagem da forma mais clara possível.

O design deve ser responsável por entregar com qualidade todos os elementos visuais que compõem o website: estudo de cores, fontes com tamanho e legibilidade adequados, visual e comportamento de botões, dimensões das imagens e por aí vai. Sempre buscando deixar o projeto visualmente atrativo e valorizar o conteúdo.

 

Tecnologia e Linguagem de Programação

Desde que a internet se popularizou, existem inúmeras linguagens e formas diferentes dentro de uma mesma linguagem para desenvolver um projeto. É muito comum que as empresas que estejam buscando a criação de um novo site ou até mesmo a reformulação de um já existente, não se atentem a que linguagem de programação vai ser implementada em seu novo projeto e, menos ainda, se é uma versão atual daquela linguagem.

Escolha uma linguagem popular e capaz de ser integrada com outros softwares que você utilize atualmente ou irá utilizar no futuro como CRM’s, ERP’s ou sistemas de gestão de estoque, por exemplo. Nós separamos um gráfico de uma pesquisa feita pela RedMonk que distribui as linguagens de acordo com sua popularidade, sendo os mais populares no topo à direita:

 

gráfico de popularidade das linguagens de programação

 

Conteúdo

Não menos importante que todos os itens apresentados até agora, a produção de conteúdo também exerce um papel determinante para a formação de um bom site. A criação de um conteúdo substancial e exclusivo é benéfica tanto para o público final quanto para o Google, que vai atribuir relevância ao seu projeto, o que tente a ranqueá-lo bem.

Procure escrever sempre buscando informar e ajudar o seu público-alvo, pois caso o site tenha tido alguns cuidados com SEO (otimização de sites) no momento do desenvolvimento, um bom posicionamento nas buscas virá naturalmente.

 

Pós publicação

Um site nunca está pronto. Isso é o que sempre dizemos aos nossos clientes, pois a publicação do projeto (colocar o site no ar) é apenas o primeiro passo. Com o site no ar, é necessário que haja um planejamento de divulgação, produção de conteúdo e análises frequentes para entender a evolução ao longo do tempo e fazer com que o planejamento se mantenha em ordem ou seja readequado à medida que for necessário.

Atualmente, é possível obter dados de praticamente tudo: número de visitas, tempo de permanência do usuário no site, páginas mais acessadas, fluxo de navegação, dados demográficos e de região. Se o seu desenvolvedor ou agência que cuida do seu projeto não entrega estes dados, cobre!

 

Conclusão

Cada etapa descrita até aqui é um degrau para construir a escada que vai levar o seu site até o topo. É importante dar atenção especial a cada uma delas. Se você tentar pular alguns degraus, pode acabar tropeçando. Com esse cenário, fica a pergunta: sistemas de criação de sites gratuitos vão fazer tudo isso por você?

em
Compartilhe este artigo: