E-mail marketing
O serviço de e-mail marketing é um dos preferidos de quem já possui um site e, principalmente, uma loja virtual. Com excelente custo-benefício, o disparo de e-mails em massa é responsável por fidelizar clientes e gerar inúmeras oportunidades de venda.
E-mail marketing x Spam x Newsletter
O conceito de e-mail marketing é definido pelo o envio de e-mails publicitários ou informativos para pessoas que autorizaram o recebimento do conteúdo. Se estruturada corretamente, uma campanha de e-mail marketing é capaz de gerar tráfego para o site, fidelizar clientes e aumentar o número de vendas.
Quando o envio é realizado sem o consenso do usuário, ele é conhecido como spam. O envio de spam pode gerar um desgaste no relacionamento com a marca, repulsa, além de não fornecer os resultados esperados.
Um e-mail marketing periódico de conteúdo, bem como atualização de ofertas e produtos também é conhecido como newsletter. O envio de newsletter é uma importante estratégia para geração de tráfego, construção de autoridade e fidelização de clientes.
Automação e segmentação
Como qualquer ação de divulgação publicitária, o envio de e-mails precisa ser utilizado com cautela e de maneira estratégica, sempre orientado aos objetivos da empresa. Os resultados ainda podem ser potencializados de acordo com a automação, inteligência das ações e segmentação da sua lista de e-mails.
É possível automatizar processos como envio de e-mails de acordo com determinada interação do usuário ou em períodos de tempo pré-determinados. Por exemplo, se um usuário efetivar um cadastro no seu site, é recomendável que ele receba um e-mail de confirmação e agradecimento. Podemos também, enviar um cupom de desconto para aquele usuário que deixar um item no carrinho de compras e abandonar o carrinho.
A segmentação de listas cria possibilidades de personalização de acordo com informações demográficas, interesses e comportamento. Uma mensagem personalizada de aniversário, uma oferta ou conteúdo exclusivo para homens ou mulheres e muito mais.
Avaliação de resultados
Todas as campanhas de e-mail marketing são mensuráveis. É possível analisar o percentual de abertura, cliques, conversões e erros de entrega, caso existam. Dessa forma é possível compreender melhor as reações do seu público e com qual tipo de ação eles se identificam positivamente.
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