SEO: saiba como otimizar o posicionamento do seu site
Estar em primeiro lugar no Google e em outros buscadores da internet é o objetivo e sonho de todas as empresas, porém, poucos sabem quais os fatores que influenciam no bom posicionamento e o que é preciso ser feito para conquistar um lugar de destaque em meio a tantos concorrentes.
A primeira coisa que você precisa saber é que não é um trabalho rápido e muito menos fácil. Nenhuma empresa recente vai aparecer no primeiro lugar do Google da noite para o dia (com exceção dos anúncios patrocinados). Mas, com um trabalho frequente e direcionado, é possível que esta empresa esteja bem posicionada muito brevemente.
Mas como?
A sigla SEO significa Search Engine Optimization, em português conhecida como otimização de sites para buscadores. O SEO é um trabalho de aprimoramento e desenvolvimento de conteúdo nos sites seguindo os padrões estipulados pelos grandes buscadores (Google, Bing e Yahoo). Existem milhares de fatores que irão influenciar na relevância e no consequente posicionamento do seu site na internet, alguns destes fatores desconhecidos devido ao sigilo dos próprios buscadores. Mas, atualmente, temos o conhecimento de muitos deles e que com certeza influenciarão no seu posicionamento na internet.
O SEO surgiu junto com a nova geração dos sites de pesquisas. Antes dela, os links eram organizados em ordem alfabética. Agora, o posicionamento passou a depender, principalmente, da relevância do conteúdo.
A relevância de um site é definida por algoritmos dos buscadores, que são cálculos que determinam a importância das páginas na Web. Funciona assim: quando um usuário pesquisa por algum termo na internet, as ferramentas de busca usam esses algoritmos, que são baseados, por exemplo, nas palavras-chave, e ordenam os sites por relevância para mostrar ao usuário.
As palavras-chave são termos que as pessoas utilizam nas buscas na internet e estão diretamente ligadas a otimização. Dependendo das palavras usadas, aparecerão páginas diferentes em posições também diferentes.
A dica é ter um conteúdo relevante e interessante ao usuário. As informações importantes devem estar logo nos primeiros parágrafos, em textos curtos e objetivos, sem ficar enrolando. Nem sempre textos longos são os mais completos e melhores. Os títulos devem ser específicos, se o seu texto fala sobre o lançamento de um novo aplicativo, seja claro e não floreie com informações desnecessárias. Além disso, as imagens precisam ser leves, porque o usuário desiste quando elas demoram pra carregar, dificultando a otimização do site. Conteúdo replicado também não é uma boa ideia, pois o site de busca vai entender que o conteúdo do seu site não é tão importante, já que não é exclusivo.