Títulos, a tag title em SEO
Os títulos das páginas de um site representam um dos elementos mais importantes para conquistar um bom posicionamento no Google. Dentro das implementações em SEO, é considerado como o ponto chave na otimização do conteúdo. Por isso, vamos entender como os títulos funcionam e como podemos trabalhar para melhorá-los.
O que é a tag title?
Se pudéssemos exemplificar de uma maneira bem direta, sites são formados por um ou vários documentos HTML, um apanhado de código que é interpretado pelo navegador que você utiliza, como Google Chrome, Firefox, Safari ou Internet Explorer.
Se você tem uma noção de como documentos web são formados, a tag HTML de título é representada pelo elemento, sendo inserida na seçãode cada página do site. A seçãoé utilizada na formação do cabeçalho de uma página web. É conhecida por carregar informações fundamentais para o navegador e para o Google, como por exemplo, os títulos de uma página.
Por que os títulos são importantes?
Com certeza você já deve ter feito uma infinidade de buscas no Google e repete isso todos os dias, várias vezes ao dia, não é? Por sua própria experiência utilizando a ferramenta de busca, você sabe que o que te faz clicar ou não em um resultado tem total relação com os títulos e descrições que ali aparecem.
A palavras que constituem o título vão informar ao usuário o que ele deve encontrar na página. Elas estarão presentes no navegador, com o objetivo de auxiliar e sinalizar o que representa cada uma das páginas que estão abertas e, como vimos anteriormente, no momento das buscas:
Como escrever um título perfeito?
Sabendo da importância do título para os usuários e buscadores, existe uma procura incessante pelo título perfeito. Para aproximar-se ao máximo possível deste resultado, você deve ser criativo e preciso em suas palavras. Escreva para agradar ao Google, mas não esqueça jamais de quem está do outro lado da tela.
Tendo isso em mente, podemos apresentar algumas dicas:
- O princípio básico e imutável é que toda página de um site deve possuir um título único. Também podemos dizer: nunca utilize o mesmo título para mais de uma página.
- Utilize palavras-chave relevantes alinhadas aos seus produtos e serviços. Seja moderado e coerente com o conteúdo, você não deve utilizar este espaço para listar uma grande quantidade de termos.
- Escreva em até 63 caracteres. Títulos maiores serão cortados e substituídos por reticências, o que pode fazer com que você não consiga transmitir a ideia com a eficiência desejada, deixando de captar a atenção de muitos usuários.
Por que o Google ignora meus títulos?
Em alguns casos, o Google pode “sobrescrever” seus títulos no momento da busca, exibindo algo semelhante ou bem diferente do título que você escreveu. Existem determinadas situações onde Google decide substituir o título de listagem por uma combinação de título, texto de links e texto da página.
Geralmente, isso acontece quando o buscador entende que suas palavras não expressam o real conteúdo que os usuários estão encontrando. O mesmo pode acontecer quando não existe uma tag title atribuída.
O nome do site deve estar no título de todas as páginas?
Colocar o nome da empresa ou do site como complemento do título em todas as páginas gera algumas opiniões divergentes. Alguns defendem que sim, escrevendo algo como:
• Nome do Site – Título da Página
• Título da Página – Nome do Site
Recomendo pensar da seguinte forma:
• O que realmente importa para o meu leitor?
• O nome do site é importante o suficiente para estar presente no título daquele conteúdo?
Se você entender que existem alguns casos em que o nome da sua empresa é um diferencial para que os clientes consigam encontrar e diferenciar o seu material, produto ou conteúdo perante aos demais. Então sim, vá em frente!
Vamos imaginar um exemplo onde a palavra-chave para pesquisa foi “E-book Como Otimizar um Site”. Dentre os resultados de pesquisa você pode ter centenas de e-books falando sobre como otimizar um site. Entretanto, nenhum outro é como o “E-book da UTI das Ideias Sobre Como Otimizar um Site”. Isso faz com que o nome da sua empresa agregue valor e mereça estar lá.
Títulos vs Headlines
É possível adotar títulos diferentes para a página e para o conteúdo, mas um procedimento comum é adotar o mesmo para os dois. Veja na imagem abaixo:
Não existe uma regra sobre o que deve ser feito. Uma dica é pensar que no caso de utilizar textos diferentes para cada um, você tem a oportunidade de utilizar mais palavras-chave, sinônimos e criar mensagens que digam a mesma coisa de formas diferentes ou até mesmo complementares. Mas lembre-se, é importante manter a coerência para não confundir o usuário.
Conclusão
Se você quer escrever títulos que vão entregar resultados de otimização para o seu site, gaste um tempo revisando e escrevendo bons títulos. E não se esqueça:
• Escreva títulos únicos
• Utilize palavras-chave
• Seja criativo e coerente